A viatura pessoal, andar a pé e os transportes públicos são as três principais escolhas de mobilidade dos portugueses. No caso do carro próprio, Portugal está acima da média europeia (28%), com 32% dos inquiridos a afirmar ser este o seu meio de transporte durante mais de uma hora aos dias de semana. Em contraste, mais de metade das deslocações de casa para o trabalho dos portugueses continuam a cumprir uma distância inferior a 10 Km.
Estes e outros dados do 3º Barómetro de Mobilidade Europ Assistance vão servir de base à Talk “Tendências de Mobilidade 2025”, com transmissão dia 15 de abril, às 11h00, na TSF. O painel será composto por João Horta e Costa, Chief Commercial Officer da Europ Assistance Portugal, Pedro Sobral, Service & Operations Director da Ayvens, e Bernardo Campos Pereira, especialista de mobilidade na Lisboa E-Nova e doutorado em políticas públicas. A moderação estará a cargo de Ana Maria Ramos.
Principais conclusões do Barómetro Mobilidade 2025
De maneira geral, os dados do 3º Barómetro de Mobilidade da Europ Assistance verificaram uma estabilidade geral nos hábitos dos europeus, com a deslocação a pé e a utilização de viatura pessoal a manterem-se como os dois principais meios de mobilidade. O barómetro foi realizado pela Ipsos, através de um inquérito online a 9.000 indivíduos (amostras nacionais representativas de 1.000 pessoas com mais de 18 anos por país) em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Alemanha, Áustria, Chéquia e Suíça, tendo decorrido entre os dias 17 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025.